Livraria Travessa Rebrand

Projeto acadêmico de conclusão de curso e obtenção de bacharelado em design. Ano: 2014

Projeto acadêmico que de reposicionamento e rebrand da Livraria da Travessa, uma tradicional e importante rede de livrarias, originada no Rio de Janeiro, na década de 70, e em 2015 completa 40 anos de atividades. Ainda que sólida e relevante atualmente, a projeção de um futuro de continua ascendência para a livraria é incerto e imprevisível, em causa das grandes mudanças que ocorreramom o domínio do mundo digital,  que tem determinado crises e o fechamento de grandes livrarias pelo mundo.
Para fortalecer o significado, valor e relevância da Livraria nos próximos anos, foi constatada a necessidade de reconstrução da marca, além da adoção de um novo modelo de estratégias e negócios, com base em sua história e legado, enfatizando a proximidade da Livraria com as pessoas, como em seus primeiros anos em que  surgiu  em uma década de grandes transformações como um lugar de encontros, discussão, literatura e resistência que desafiava o regime militar e a censura vigente na época e  logo se tornou cenário, ícone e referência, de militância política, moda, arte de vanguarda, poetas alternativos e contracultura.  
 
A proposta de reposicionamento transforma a livraria em um ponto de cultura orgânico e humano que pulsionará pessoas a evoluirem, realizarem e transformarem suas próprias vidas e a sociedade. O novo posicionamento abarca 3 principais vertentes: Nova estratégia e modelo de negócios, Novo naming e identidade verbal, Nova marca e identidade visual.
 
 
 
Nova estratégia e modelo de negócios:
Ser mais que uma simples livraria e oferecer a sociedade significativos e tocantes locais de encontros que evidenciem as relações, expressões e manifestações artísticas, democráticas e culturais proporcionando experiências integradoras e transformadoras.
 
Novo naming e identidade verbal: 
A Livraria passará a ser oficialmente chamada apenas como Travessa, eliminando termos como “Livraria da Travessa” para se alinhar  a percepção íntima que as pessoas tem, além de adotar um discurso mais informal e coloquial. 
 
Nova marca  e identidade visual:
Para que a mudança seja visível, será adotada uma nova marca identidade visual, reforçando o comprometimento com as pessoas, a vida e cultura que combinada com a mudança de nome, comunicará a evolução, diversificação e as estratégias dos próximos anos
 
 
O maior diferencial e objetivo que a nova marca da tem é a construção de afeto e relação com o consumidor. Para conseguir transmitir estes aspectos, a marca foi desenhada à mão. Indo além disto, a marca carrega referências e é sustentada por elementos que referenciam cartas, selos e carimbos postais, incorporando a ideia de ir e vir, encontros, momentos, livros, anotações, descobertas e experiências, histórias que se cruzam, reforçando a ideia de integração, pertencimento e acolhimento. Com a humanização da marca, a Travessa passa ganhar uma identidade que gera empatia, identificação e significado Esta percepção de identidade cria vínculos emocionais e envolvimento que trazem experiências a partir do que a livraria representa e age, tornando assim forte e sólida. 
 
 
Back to Top